domingo, 14 de fevereiro de 2010

História da Arte do Xadrez


JOGO DE XADREZ




De origem indiana, diz a lenda, que o Jogo de Xadrez foi inventado por um filósofo indiano, com a finalidade de animar a vida tediosa de um rei. Controvérsias à parte, o xadrez apareceu entre os séculos V e VI de nossa era, espalhando-se pelo resto do mundo. Em seguida, passou para a Pérsia(Irã atualmente), de onde vem o termo xeque-mate(“SHAH” – que significa REI – e “MAT” - sem saída), usado para anunciar a vitória. No século VII, tornou-se popular na Arábia e, por volta, do século XI, chegou à Europa.
Não se sabe ao certo como ele chegou ao continente europeu, porém supõe-se que os espanhóis aprenderam com os mouros e os italianos através dos bizantinos e estes através dos vikings. Da Itália e da França, passou rapidamente à Alemanha, aos países escandinavos e à Inglaterra.
Certamente, o xadrez passou por várias transformações desde seu início na Índia até chegar aos dias de hoje. A RAINHA, que servia apenas de peça decorativa, passou a ser o braço direito do REI e, depois dele, a peça mais importante do jogo. As CARRUAGENS se transformaram em TORRES e os ELEFANTES, em BISPOS.

REIS, DAMAS(OU RAINHAS), BISPOS, CAVALOS, TORRES e PEÕES travam uma verdadeira batalha num tabuleiro de 64 casas. Assim é o Xadrez, um jogo que simboliza uma guerra em miniatura e que exerce fascínio nos seus praticantes por não depender da sorte, mas sim da técnica, astúcia e engenhosidade.


COMO JOGAR

Para jogar o Xadrez, basta conhecer as regras básicas de movimentação das peças. Muito embora pareça complicado movimentar a dezesseis peças, é preciso ter mente que, o tempo, a prática e a paciência se encarregarão de proporcionar um domínio cada vez maior do tabuleiro.
O Tabuleiro é semelhante ao jogo de damas com 64 quadros(brancos e pretos alternadamente). Cada uma de suas linhas horizontais é denominada “FILA” e as verticais, “COLUNA”. Antes de começar uma partida, porém, é necessário tomar cuidado para que o quadrado da primeira FILA à direita seja sempre o BRANCO. Depois disso, deve-se arrumar as peças de forma que as duas TORRES fiquem uma em cada EXTREMIDADE do tabuleiro. Ao lado delas, os dois CAVALOS e a seguir os BISPOS. No centro da FILA, ficam o REI e a DAMA, sendo que esta deverá ocupar a casa de sua cor, ou seja, a DAMA BRANCA na CASA BRANCA e a PRETA na CASA PRETA. Os OITO PEÕES devem ser alinhados em cada uma das casas da SEGUNDA FILA.


MOVIMENTO DAS PEÇAS

No Xadrez, as peças têm valores e movimentos próprios, devendo ser movimentados de acordo com suas regras. Ou seja, partindo de sua posição inicial e dependendo de sua característica, cada uma delas pode ser jogada a uma casa livre. Pode também ser lançada para uma casa ocupada por peça adversária, capturando-a e retirando-a do tabuleiro.
O objetivo final do jogo é a captura do rei inimigo. Toda vez que uma peça for movimentada de forma a atacá-lo deverá se anunciado o “XEQUE”. Se não houver nenhuma saída possível o jogo será encerado.

O REI é a peça mais IMPORTANTE do jogo, ele pode se movimentar e capturar em qualquer DIREÇÂO, mas apenas para a casa imediatamente mais próxima, desde que esta não esteja ameaçada ou guardada pelo inimigo, caso contrário, ele ficaria em “XEQUE”, o que não é permitido.

A DAMA também pode ser chamada de RAINHA, é a peça mais FORTE do tabuleiro, pois combina os movimentos da TORRE e do BISPO. Dessa forma, ela pode ser deslocada nos sentidos VERTICAL, HORIZONTAL e DIAGONAL e percorrer qualquer distância.

O BISPO pode movimentar-se apenas no sentido diagonal, mas também por um número qualquer de casas. Cada um deles andará sempre por casas da mesma cor, seja pelas diagonais brancas, seja pelas diagonais pretas.

O CAVALO é a única peça que possui a faculdade de pular as outras, do próprio lado ou do adversário. Seu movimento é sempre em FORMA de “L”, ou seja, vai duas casas para a frente ou para o lado e, em seguida, mais uma casa para a direita ou para a esquerda.

A TORRE movimenta-se no sentido HORIZONTAL e VERTICAL, pelo número qualquer de casas. Dessa forma, ela pode ir a qualquer casa da fila ou coluna em que se encontra.

O PEÃO anda de UMA em UMA casa, apenas para a frente. A única exceção feita é quanto ao seu PRIMEIRO LANCE, quando ele pode avançar DUAS CASAS.
A Captura de uma peça adversária, contudo, deverá ser feita no sentido diagonal. Quando o peão chegar à última casa do lado contrário de onde saiu, ele será “COROADO”, ou seja, trocado por outra peça de maior valor que normalmente é a DAMA.

Existe, ainda, no Xadrez um movimento envolvendo o REI e a TORRE denominado “ROQUE”. O “ROQUE” pode ser feito com o objetivo de proteger o REI, que fica muito vulnerável no centro do tabuleiro. Mas, para isso tanto o REI como uma das TORRES, com a qual se pretende rocar, não podem ter sido jogados até aquela altura da partida. Além disso, as casas intermediárias entre as duas peças não podem estar ocupadas e nem sob ameaça do inimigo. O “ROQUE” é feito deslocando-se o REI HORIZONTALMENTE duas casas em direção à TORRE e colocando esta do outro lado do REI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOMENAGEM